Faça a sua busca

Home / Notícias / Testa Teresina

Projeto “Testa Teresina” da FMS não funciona, população não consegue agendar testes

Fundação Municipal de Saúde não informou quantos agendamentos já foram feitos nem quantos exames foram realizados.

 

 

 
 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou no dia 16 de junho um projeto onde a população poderia agendar pelo WhatsApp, testes para  familiares de infectados pela Covid-19, que morassem  na mesma residência. Acontece que esse agendamento não funciona ou está apresentando erro sistêmico.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, até o dia 10 de junho, foram realizadas 2.035 buscas ativas em domicílios pelas equipes da FMS.

Uma moradora do bairro Socopo, zona leste Teresina, identificada pelas iniciais A. L S, recebeu a visita da equipe da FMS no dia 14 de junho, fez o teste, que testou positivo, a moradora informa que pela segunda vez, tenta agendar o teste para os familiares, e após esperar 72 horas, a resposta no whatapp da fundação é que ela não consta no Banco de Dados, mesmo enviando o comprovante de realização do exame disponibilizado pela própria fundação.

Procurada, a Fundação Municipal de Saúde não informou quantos agendamentos já foram feitos desde o lançamento do canal, e nem quantos exames já foram realizados a partir dos agendamentos. 

“A pessoa informada pelo jornalista ainda não está nas notificações do COE, que está com grande demanda para registro dos casos. Ela deve aguardar mensagem do Testa Teresina, já que já realizou cadastro via whatsapp. Assim que o Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública de Teresina - COE notificar a Diretoria de Atenção Básica da FMS sobre o caso da pessoa específica, ela receberá uma ligação da FMS para que seja monitorada”, disse a assessoria da FMS através de nota encaminhada ao portal. 

A Fundação também não informou quanto tempo a população deve aguardar entre o cadastro para solicitação dos testes e a notificação para o COE, já que a mensagem automática do canal é de que a FMS entrará em contato em até 72 horas.

 

Tags

sem tags

Mais de Notícias